top of page

Projetos EletroEletronico SmartCity

SmartControl

​

 

A automação consiste no uso simultâneo da eletrônica, eletricidade e dos sistemas de informação em suas estruturas, permitindo realizar sua gestão, local ou remota, e ofertar uma série de aplicações nas áreas de segurança, conforto, comunicação e gestão de energia.

 

Automação Remota e Servomecanismo

 

 

Em ambientes de construção civil (casas, prédios, Clinicas Shopping), sempre há a necessidade de analisar o comportamento de um processo através de suas variáveis e um sistema de aquisição de dados pode ser uma solução de controle e servomecanismo.

​

Também, nesses ambientes, é muito comum os instrumentos distribuídos pela planta da construção (câmeras de vídeo, sensores de presença, etc), que são responsáveis em atuar, medir e controlar, ao estarem interconectados por uma rede de comunicação (Modbus).

 

“Aquisição de dados é o processo de medir um fenômeno elétrico ou físico como tensão, corrente, temperatura, frequência etc. Todo sistema de aquisição de dado compartilha um objetivo em comum, adquirir, analisar, e apresentar a informação. Sistemas de aquisição de dados incorporam sinais, sensores, atuadores, condicionamento de sinais, dispositivos de aquisição de dados e softwares de aplicação. ”

SmartHome

​

Você certamente já deve ter ouvido falar em automação residencial, certo? Isso porque este assunto tem sido cada vez mais falado, diante do crescimento do mercado que oferece soluções na área.

Mas, afinal, o que é SmartHome?

Imagine que você tenha acabado de chegar no trabalho e lembrou que esqueceu a luz do quarto acesa. Uma situação bastante comum, mas que poderia custar caro. A automação, neste caso, permitiria a você apagá-la com um simples toque em seu smartphone, sem que você precisasse voltar para casa para fazer isso.

Nesse sentido, um conceito simples e completo foi dado por Carlos Alberto Mariotoni:

​

“A automação de construção civil consiste no uso simultâneo da eletrônica, eletricidade e dos sistemas de informação em suas estruturas, permitindo realizar sua gestão, local ou remota, e ofertar uma série de aplicações nas áreas de segurança, conforto, comunicação e gestão de energia. ”

Dessa forma, é possível automatizar certos comportamentos que, a princípio, dependeriam exclusivamente de ações realizadas pelo homem, o que propicia, portanto, maior conforto, otimização do tempo e praticidade.

​

Internet das Coisas e Smart Cities

 

Existem alguns conceitos relacionados ao contexto de automação, como o de Internet das Coisas e Smart Cities. O primeiro deles refere-se a uma integração entre objetos físicos e virtuais, cada qual desempenhando um papel independente na geração de dados que serão integrados para construção de um sistema inteligente de processos, tais como a automação residencial. O segundo, por sua vez, tem a ver com a automatização de mecanismos de controle relacionados, por exemplo, ao tráfego urbano, sendo que as residências dotadas de automação – smart houses– também fazem parte desse cenário.

 

Como muitos sabem, o principal desdobramento das soluções de automação é permitir a integração de sistemas de iluminação, áudio e vídeo, persianas, ar-condicionado, câmeras e monitoramento do local e controle do consumo de energia.

com.png
SI-ERP.png
Automat Empresa&Casa 2.png
bottom of page